Instruções para montagem de um carregador caseiro usando poucas peças.
Nota de segurança: Este é um projeto básico e caseiro. Certifique-se de tomar todas as precauções necessárias ao trabalhar com eletricidade e baterias. Se não tiver certeza do que está fazendo, é recomendável procurar a ajuda de um profissional qualificado.
Materiais necessários:
Lâmpada incandescente de 100W
Diodo retificador 1N4007
Fios elétricos
Plug de tomada comum
Multímetro
Ferro de solda e solda
Montagem
Faça a mesma conexão conforme especificado na imagem acima, todos os componentes são ligados em série. O plug em si não tem polaridade, então fica fácil ligar seus fios, da mesma forma que a lâmpada não precisa obedecer a polaridade, diminui então a chance de errar na montagem. O único componente que precisa ser ligado obedecendo uma restrita polaridade é o diodo pois esse se for conectado ao contrário vai descarregar a bateria. O lado do cátodo, ou seja o lado que tem a faixa branca é voltado para o polo positivo da bateria.
Danifica a bateria?
Não esse circuito não prejudica a bateria de for usado da maneira correta, é importante acompanhar a carga da bateria com uso de um multímetro. O tempo de carga pode variar com a capacidade da bateria e a tensão da rede elétrica. Em 220V a carga é lenta e em 127V é mais lento ainda. Mesmo a rede sendo de 220V a bateria só recebe de 12 a 15V por causa da lâmpada.
Com lâmpada de 100W a corrente será de 0,45A. Com essa corrente pode demorar até 5 dias para carregar uma bateria comum de carro. Você quer assistir aulas de como usar o multímetro? Acesse nosso conteúdo exclusivo: https://marloncamelo.com.br/eletronica-basica
Atenção!!!
Esse projeto possui um grande risco de choque elétrico. Qualquer parte do circuito dá choque e pode levar a morte.
Kommentarer